Pular para o conteúdo principal

Como consertar o seu boneco Falcon sem abrir qualquer peça

Material básico: arame maleável, elástico roliço de 2.8 mm ou 3 mm, tesoura, alicate de bico e... não sei que peça é esta. É alguma ferramenta para manicure. O alicate de bico só serve para fazer o "anzol" do arame. A ferramenta de manicure pode ser substituída por qualquer outra coisa. Como não encontrei nada mais útil, "roubei" essa da minha esposa. Essa ferramenta só serve basicamente para posicionar a semi-esfera da coxa, mas você pode usar qualquer outra coisa para isso (use a sua criatividade).


Importante! Antes de começar, retire todo o resíduo das ligas internas antigas, com o auxílio de uma chave de fenda de precisão, estilete, arame, ou o que a criatividade permitir. Se necessário, lave o corpo para retirar o restante dos resíduos.

 Passe um elástico duplo para as pernas ficarem bem firmes!



Dê um nó firme, corte os excessos de elástico, e esconda o nó dentro da canela. A ferramenta de manicure é útil para empurrar o nó para dentro da canela. Mas você pode usar qualquer outra ferramenta para isso.

 Vejam como o nó nem aparece!


 Agora começa a parte mais difícil, que requer muita paciência.











 Repita o processo na outra perna.


Estique bem as duas pontas do elástico, dê dois nós firmes e corte os excessos. Isso deve ser feito em cada lado. A tensão do elástico puxará os nós para dentro.

 O elástico deve ser amarrado no pino central do torso.

O próximo passo é a montagem dos braços. Esta é a forma simples. Se quiser aprender a forma avançada de montagem dos braços, clique aqui.







A tensão do elástico é essencial para manter uma boa poseabilidade dos braços. O ideal é não ficar nem muito apertado, nem muito frouxo. Amarre e, se você quiser economizar um passo, deixe as sobras do elástico para fixar o pescoço. Mas, cuidado! Ao prender o pescoço, não estique demais os elásticos, para não ocorrer interação entre a cabeça e os braços. No entanto, se quiser garantir que não haverá interação, fixe o pescoço isoladamente, como será visto nos passos seguintes.



A poseabilidade dos braços depende da tensão aplicada no elástico. O ideal é não ficar nem muito apertado, nem muito frouxo. O mesmo vale para todas as outras partes do corpo.



 Se quiser garantir que não haverá interação entre os braços e a cabeça, fixe o pescoço isoladamente.





 O nó deve ficar dentro do cone. O excesso pode impedir o encaixe da cabeça, principalmente a olhos de águia.

O uso de secador é essencial para não agredir a cabeça, tanto no momento de colocá-la, quanto no de retirá-la. Observação: Cuidado ao utilizar secador na cabeça olhos de águia, pois o calor pode descolar a emenda que fica na nuca, logo abaixo do pino de movimento dos olhos.



 Nesta foto o boneco está em pé, firme, sem o auxílio de suportes.

 Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.

 Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.

Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.



Importante: este método preserva a originalidade do seu boneco Falcon, pois nenhuma peça será danificada no processo. Se não conseguir montar, ou se não tiver tempo ou habilidade para isso, ofereço o serviço de restauração a preços razoáveis, além das despesas de frete, que correm por conta do cliente.

Comentários

  1. Eu segui exatamente este método desenvolvido pelo amigo Will e posso AFIRMAR que é a melhor maneira de restaurar o seu boneco. Agradeço imensamente pela ajuda prestada e lhe parabenizo pelo belo trabalho!!! Gde. abraço Marcelo (Soldado Cobra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, Marcelo, e parabéns por persistir no método! Os resultados são compensadores!

      Excluir
  2. Gostaria de saber o valor para recuperar 02 bonecos Falcon e como proceder para te encaminhar??/ Se faltarem peças vc consegue repor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio! O valor depende do estado de conservação. Por favor, envie fotos dos bonecos para o email williamsdouglas2011@hotmail.com para eu fazer um orçamento. Algumas peças eu tenho, outras são mais dificeis de conseguir. O envio dos bonecos pode ser feito pelos Correios. Grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Will, tenho um Action man Loiro que tá sem o bigode, como faço pra restaurar ele?

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique! Desculpe a demora! Nesse caso, é necessário reflocar a cabeça. Envie-me um email para conversarmos a respeito. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, gosto muito do seu trabalho, parabéns!!! Abs

    ResponderExcluir
  6. O elástico vc compra aonde???? Qual o tipo dele????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Capilé! O elástico é o de 2.8mm ou 3mm, e você encontra em armarinhos, ou mesmo no Mercado Livre. Abraços!

      Excluir
  7. Como é bom poder contar com a generosidade de pessoas como você Will, que compartilham coisas como estas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Valeu demais pelas dicas, Will. Estou com um Falcon que rompeu a borracha de fixação das pernas no quadril. Usarei suas orientações para consertá-lo. Já cheguei a fazer um reparo de fixação de pescoço e cabeça utilizando uma borracha o-ring preta de uso industrial. É muito mais resistente do que as borrachas originais. Dependendo da junção a reparar, dá para usar essa última opção. Fica aí a sugestão. Grato e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ifcor! Obrigado! Quanto aos o-rings industriais eu não gosto de utilizá-los, pois eles se rompem em poucos anos. Já remontei vários Falcons que haviam sido montados com esse material em menos de 2 anos. Os elásticos, por outro lado, não se rompem facilmente, em razão do revestimento de tecido. Tenho Falcons montados com elásticos há mais de dez anos que continuam firmes. O máximo que pode acontecer é o elástico perder a tensão, mas isso se resolve remontando. Ah.. e com elásticos não é necessário abrir qualquer peça do boneco (tórax, coxas e bíceps), o que é a essência dessa técnica, já que abrir sempre deixa marcas externas e/ou quebra os pinos internos, por mais cuidado que se tenha. Abraços!

      Excluir
  9. Muito obrigado por toda a informação da Bolívia, olho muito e não consegui nada até encontrar a sua postagem. Você deu minha nova vida Falcon!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Willians. Vc possui telefone para contato? Tenho alguns Falcons para montar e gostaria de saber algumas informações de seus seriviços.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Terminei agora a pouco de restaurar meu falcon, e para primeira vez, até que ficou bom. As penas é que ficaram um pouco frouxas, mas o importante é que fica em pé.
    Obrigado Wiilians pela dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é a tensão dos elásticos. O aperto tem que ser bem firme. Puxe até o ponto em que o elástico parar de esticar, mas não force muito além disso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamentos Abrin 2018

Embalada no sucesso das vendas dos Falcons Explorador, Turbocóptero e Salto Fantástico, a Estrela anunciou, na ABRIN 2018, o relançamento de duas figuras icônicas!

Ninguém mais, ninguém menos que o temível TORAK, o Rival do Falcon, e a aventura Busca do Tesouro Submarino!

Isso mesmo, você não leu errado!

A Estrela decidiu atender os pedidos de milhares de colecionadores e relançar duas figuras dentre as preferidas dos hoje marmanjos que brincaram com o Falcon na infância!









Vejam, abaixo, as imagens do catálogo oficial 2018:








Como vocês podem ver, os Falcons Turbocóptero, Explorador e Salto Fantástico continuarão sendo comercializados, juntamente com os dois novos modelos.

A previsão de lançamento é julho de 2018 e os preços ainda não foram divulgados.

P.S.: As caixas foram elaboradas pelo famosíssimo ilustrador e colecionador, Marcelo Peron.
ATUALIZAÇÃO (07.05.2018)
A Estrela confirmou em seu blog oficial que, além do Torak e do Falcon Em Busca do Tesouro Submarino, será relançado també…

Novos Falcons na CCXP 2018!!

Foi divulgada a informação de que serão lançadas três novas aventuras na Comic Con Experience 2018!


Seguindo a tendência, cada aventura virá acompanhada de um boneco Falcon. O preço divulgado é de 400 reais cada uma. Serão três aventuras inéditas!

Como em 2017, serão vendidas previamente no site da Estrela e retiradas na CCXP. Quem não comparecer ao evento receberá o(s) pedido(s) no endereço indicado no momento da compra. 
Além do número de lançamentos, 03 (três), as novidades ficam por conta do preço de cada aventura (400 reais contra 300 reais do Salto Fantástico) e da tiragem limitada a 400 unidades numeradas de cada exemplar, diversamente do que ocorreu com o Salto Fantástico, que teve tiragem de 5000 unidades e pode ser encontrado à venda até hoje.

As aventuras serão anunciadas na Convenção BRAJOES, que ocorrerá no dia 20 de outubro de 2018 em São Paulo:


Já está ocorrendo o concurso do Jipe Custom, promovido pela Convenção BRAJOES, em que o dono do jipe com mais curtidas ganhará …