Pular para o conteúdo principal

Como consertar o seu boneco Falcon sem abrir qualquer peça

Material básico: arame maleável, elástico roliço de 2.8 mm ou 3 mm, tesoura, alicate de bico e... não sei que peça é esta. É alguma ferramenta para manicure. O alicate de bico só serve para fazer o "anzol" do arame. A ferramenta de manicure pode ser substituída por qualquer outra coisa. Como não encontrei nada mais útil, "roubei" essa da minha esposa. Essa ferramenta só serve basicamente para posicionar a semi-esfera da coxa, mas você pode usar qualquer outra coisa para isso (use a sua criatividade).


Importante! Antes de começar, retire todo o resíduo das ligas internas antigas, com o auxílio de uma chave de fenda de precisão, estilete, arame, ou o que a criatividade permitir. Se necessário, lave o corpo para retirar o restante dos resíduos.

 Passe um elástico duplo para as pernas ficarem bem firmes!



Dê um nó firme, corte os excessos de elástico, e esconda o nó dentro da canela. A ferramenta de manicure é útil para empurrar o nó para dentro da canela. Mas você pode usar qualquer outra ferramenta para isso.

 Vejam como o nó nem aparece!


 Agora começa a parte mais difícil, que requer muita paciência.











 Repita o processo na outra perna.


Estique bem as duas pontas do elástico, dê dois nós firmes e corte os excessos. Isso deve ser feito em cada lado. A tensão do elástico puxará os nós para dentro.

 O elástico deve ser amarrado no pino central do torso.

O próximo passo é a montagem dos braços. Esta é a forma simples. Se quiser aprender a forma avançada de montagem dos braços, clique aqui.







A tensão do elástico é essencial para manter uma boa poseabilidade dos braços. O ideal é não ficar nem muito apertado, nem muito frouxo. Amarre e, se você quiser economizar um passo, deixe as sobras do elástico para fixar o pescoço. Mas, cuidado! Ao prender o pescoço, não estique demais os elásticos, para não ocorrer interação entre a cabeça e os braços. No entanto, se quiser garantir que não haverá interação, fixe o pescoço isoladamente, como será visto nos passos seguintes.



A poseabilidade dos braços depende da tensão aplicada no elástico. O ideal é não ficar nem muito apertado, nem muito frouxo. O mesmo vale para todas as outras partes do corpo.



 Se quiser garantir que não haverá interação entre os braços e a cabeça, fixe o pescoço isoladamente.





 O nó deve ficar dentro do cone. O excesso pode impedir o encaixe da cabeça, principalmente a olhos de águia.

O uso de secador é essencial para não agredir a cabeça, tanto no momento de colocá-la, quanto no de retirá-la. Observação: Cuidado ao utilizar secador na cabeça olhos de águia, pois o calor pode descolar a emenda que fica na nuca, logo abaixo do pino de movimento dos olhos.



 Nesta foto o boneco está em pé, firme, sem o auxílio de suportes.

 Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.

 Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.

Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.



Importante: este método preserva a originalidade do seu boneco Falcon, pois nenhuma peça será danificada no processo. Se não conseguir montar, ou se não tiver tempo ou habilidade para isso, ofereço o serviço de restauração a preços razoáveis, além das despesas de frete, que correm por conta do cliente.

Comentários

  1. Eu segui exatamente este método desenvolvido pelo amigo Will e posso AFIRMAR que é a melhor maneira de restaurar o seu boneco. Agradeço imensamente pela ajuda prestada e lhe parabenizo pelo belo trabalho!!! Gde. abraço Marcelo (Soldado Cobra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, Marcelo, e parabéns por persistir no método! Os resultados são compensadores!

      Excluir
  2. Gostaria de saber o valor para recuperar 02 bonecos Falcon e como proceder para te encaminhar??/ Se faltarem peças vc consegue repor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio! O valor depende do estado de conservação. Por favor, envie fotos dos bonecos para o email williamsdouglas2011@hotmail.com para eu fazer um orçamento. Algumas peças eu tenho, outras são mais dificeis de conseguir. O envio dos bonecos pode ser feito pelos Correios. Grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Will, tenho um Action man Loiro que tá sem o bigode, como faço pra restaurar ele?

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique! Desculpe a demora! Nesse caso, é necessário reflocar a cabeça. Envie-me um email para conversarmos a respeito. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, gosto muito do seu trabalho, parabéns!!! Abs

    ResponderExcluir
  6. O elástico vc compra aonde???? Qual o tipo dele????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Capilé! O elástico é o de 2.8mm ou 3mm, e você encontra em armarinhos, ou mesmo no Mercado Livre. Abraços!

      Excluir
  7. Como é bom poder contar com a generosidade de pessoas como você Will, que compartilham coisas como estas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Valeu demais pelas dicas, Will. Estou com um Falcon que rompeu a borracha de fixação das pernas no quadril. Usarei suas orientações para consertá-lo. Já cheguei a fazer um reparo de fixação de pescoço e cabeça utilizando uma borracha o-ring preta de uso industrial. É muito mais resistente do que as borrachas originais. Dependendo da junção a reparar, dá para usar essa última opção. Fica aí a sugestão. Grato e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ifcor! Obrigado! Quanto aos o-rings industriais eu não gosto de utilizá-los, pois eles se rompem em poucos anos. Já remontei vários Falcons que haviam sido montados com esse material em menos de 2 anos. Os elásticos, por outro lado, não se rompem facilmente, em razão do revestimento de tecido. Tenho Falcons montados com elásticos há mais de dez anos que continuam firmes. O máximo que pode acontecer é o elástico perder a tensão, mas isso se resolve remontando. Ah.. e com elásticos não é necessário abrir qualquer peça do boneco (tórax, coxas e bíceps), o que é a essência dessa técnica, já que abrir sempre deixa marcas externas e/ou quebra os pinos internos, por mais cuidado que se tenha. Abraços!

      Excluir
  9. Muito obrigado por toda a informação da Bolívia, olho muito e não consegui nada até encontrar a sua postagem. Você deu minha nova vida Falcon!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Willians. Vc possui telefone para contato? Tenho alguns Falcons para montar e gostaria de saber algumas informações de seus seriviços.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Terminei agora a pouco de restaurar meu falcon, e para primeira vez, até que ficou bom. As penas é que ficaram um pouco frouxas, mas o importante é que fica em pé.
    Obrigado Wiilians pela dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é a tensão dos elásticos. O aperto tem que ser bem firme. Puxe até o ponto em que o elástico parar de esticar, mas não force muito além disso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de catálogo e propagandas do Falcon!

Fotos de catálogo e de propagandas do maior herói de todos os tempos!  

Por dentro de uma cabeça olhos de águia

Ilustração: Grungaboy Ilustração: Grungaboy