Pular para o conteúdo principal

Técnica avançada de montagem (conserto) dos braços do boneco Falcon



Neste tutorial, ensinarei a montar os braços do boneco Falcon de uma forma que seja possível manter todos os movimentos originais, com o uso de elásticos, sem abrir qualquer peça do boneco. O problema do método simples é que, na maioria das vezes, a tensão do elástico puxa os braços para junto do corpo, limitando os movimentos. Esse problema, no entanto, foi definitivamente solucionado com a técnica que passo a ensinar agora. Para saber como montar a parte inferior do boneco (pernas e cintura), clique aqui.  

O primeiro passo é prender o antebraço ao braço, comumente chamado de bíceps.

Observe que na parte interna do braço há um pino central, que deverá ser contornado pelo elástico.



O pino está representado na foto abaixo pelo círculo amarelo, o elástico pela linha vermelha e as setas indicam a direção em que o elástico deve ser passado.



É importante iniciar a passagem do elástico pela parte frontal do braço (bíceps) e retornar pela parte posterior (tríceps), pois o pino não está exatamente centralizado, sendo mais fácil passar o elástico dessa forma.

Dobre a ponta do elástico para facilitar a passagem.




Introduza o elástico pela cavidade inferior do braço, na direção indicada anteriormente.




Com o auxílio de um arame com a ponta dobrada na forma de gancho, pesque o elástico e puxe-o até que saia pela fenda do ombro.





Introduza o elástico de volta pela fenda do ombro, empurre-o e depois puxe-o pelo outro lado com o arame. O retorno é mais fácil, pois é como se o elástico encontrasse o caminho de volta pela parte posterior do braço (tríceps) sozinho.






Estique o elástico e deixe as duas pontas do mesmo tamanho.


Separe as duas pontas do elástico, parte frontal (bíceps) e parte posterior (tríceps).


A ponta do elástico que passou pela parte posterior do braço (tríceps) deve agora passar pelo cotovelo.



Dê um primeiro nó simples, estique bem as duas pontas do elástico e depois dê mais dois nós cegos e corte as pontas.




Afaste as duas peças e, com o auxílio de uma ferramenta, que pode ser uma chave de fenda pequena ou algo semelhante, empurre o nó para dentro do braço (bíceps). Eu utilizo uma agulha para reflexo, que funciona muito bem para essa finalidade, como também para pescar o elástico em algumas situações e até remover resíduos de articulações antigas.






Agulha para reflexo
O antebraço já está montado e funcional.


Agora cuidaremos da articulação do ombro. Precisaremos de rebites de repuxo, alicate e fio dental. Utilizaremos somente o mandril do rebite que, normalmente, tem tratamento contra corrosão. Eu comprei rebites na medida 3,2 x 10, mas outras medidas podem servir, pois o que importa não é o rebite em si, mas o mandril apenas. Os rebites podem ser encontrados em lojas de ferragens ou de materiais para construção.





Com o alicate, corte um pedaço do mandril do rebite no tamanho de 18 mm.




Em seguida, amarre o fio dental ao pedaço de metal, de forma centralizada.


Junte as duas pontas do fio dental desta forma:



Introduza a haste de metal dentro do ombro, com cuidado para o fio dental não escapar.


 Se a abertura do ombro estiver muito estreita e não permitir a passagem da haste de metal com o fio dental, alargue-a, com muito cuidado, utilizando um estilete.



Deixe o metal descer até o fundo e depois puxe-o de volta suavemente para que ele se encaixe no lugar onde originalmente fica a articulação do ombro. Se for necessário, utilize um arame, agulha ou qualquer outra peça para posicionar a haste de metal em seu devido lugar.



Estique o fio dental e enrole-o no cotovelo, para evitar que a haste saia do lugar. Mantenha-o assim até que o braço esteja devidamente preso ao tórax.




Passe o elástico pela haste de metal.



Em seguida, passe a ponta de baixo do elástico pela cavidade do ombro no tórax do boneco e puxe-a, com o auxílio do arame em formato de gancho, pela cavidade do pescoço, pelo lado oposto do pino onde normalmente é fixado o conector de cabeça.



Depois, passe a ponta de cima do elástico pela cavidade do ombro e puxe-a pela cavidade do pescoço, só que dessa vez pelo outro lado do pino.


 


Dê um nó simples, estique bem e dê mais dois nós cegos.


Esse braço já está devidamente fixado. Remova o fio dental puxando-o por uma de suas pontas.



Repita todo o processo com o outro braço.



Note que sobraram quatro pontas de elásticos.


Você pode cortar duas pontas e utilizar as outras duas para fixar o conector de cabeça. No entanto, utilize sempre uma ponta do elástico proveniente do braço esquerdo e a outra ponta do elástico do braço direito, para que o conector de cabeça não fique desequilibrado, pendendo para um dos lados.


Corte um pedaço de mandril de rebite no tamanho de 9 mm e encaixe-o dentro do conector de cabeça, com o auxílio de um alicate de bico, da seguinte forma:


Passe as duas pontas do elástico pelo conector de cabeça.

  




Dê um nó simples, estique suavemente as pontas do elástico e dê mais dois nós cegos.


Corte os excessos e esconda as pontas dentro do conector. O nó não deve ultrapassar a parede do conector para não atrapalhar o encaixe da cabeça.


Pronto! Agora é só encaixar a cabeça e se divertir com o seu Falcon, deixando-o na posição que quiser!






Gostou desse tutorial? Deixe o seu comentário, dicas, sugestões... até à próxima!

Comentários

  1. Excelente tutorial, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir
  3. Novamente, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos na restauração do Falcon. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amigo obrigado seguir passo a passo o seu tutorial e recuperei o meu falcon!!!!

    ResponderExcluir
  5. segui passo a passo e restaurei o meu falcon obrigadão!!!

    ResponderExcluir
  6. GÊNIO! GÊNIO! Parabéns! Muitíssimo obrigado por sua boa vontade de compartilhar conosco seus conhecimentos! Eu não fazia ideia que dava pra fazer isso!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de catálogo e propagandas do Falcon!

Fotos de catálogo e de propagandas do maior herói de todos os tempos!  

Como consertar o seu boneco Falcon sem abrir qualquer peça

Material básico: arame maleável, elástico roliço de 2.8 mm ou 3 mm, tesoura, alicate de bico e... não sei que peça é esta. É alguma ferramenta para manicure. O alicate de bico só serve para fazer o "anzol" do arame. A ferramenta de manicure pode ser substituída por qualquer outra coisa. Como não encontrei nada mais útil, "roubei" essa da minha esposa. Essa ferramenta só serve basicamente para posicionar a semi-esfera da coxa, mas você pode usar qualquer outra coisa para isso (use a sua criatividade). Importante! Antes de começar, retire todo o resíduo das ligas internas antigas, com o auxílio de uma chave de fenda de precisão, estilete, arame, ou o que a criatividade permitir. Se necessário, lave o corpo para retirar o restante dos resíduos.   Passe um elástico duplo para as pernas ficarem bem firmes! Dê um nó firme, corte os excessos de elástico, e esconda o nó dentro da canela. A ferramenta de manicure é útil para empurrar o nó para dent

Por dentro de uma cabeça olhos de águia

Ilustração: Grungaboy Ilustração: Grungaboy