Material básico: arame maleável, elástico roliço de 2.8 mm ou 3 mm, tesoura, alicate de bico e... não sei que peça é esta. É alguma ferramenta para manicure. O alicate de bico só serve para fazer o "anzol" do arame. A ferramenta de manicure pode ser substituída por qualquer outra coisa. Como não encontrei nada mais útil, "roubei" essa da minha esposa. Essa ferramenta só serve basicamente para posicionar a semi-esfera da coxa, mas você pode usar qualquer outra coisa para isso (use a sua criatividade).
Importante! Antes de começar, retire todo o resíduo das ligas internas antigas, com o auxílio de uma chave de fenda de precisão, estilete, arame, ou o que a criatividade permitir. Se necessário, lave o corpo para retirar o restante dos resíduos.
Passe um elástico duplo para as pernas ficarem bem firmes!
Dê um nó firme, corte os excessos de elástico, e esconda o nó dentro da canela. A ferramenta de manicure é útil para empurrar o nó para dentro da canela. Mas você pode usar qualquer outra ferramenta para isso.
Vejam como o nó nem aparece!
Agora começa a parte mais difícil, que requer muita paciência.
Repita o processo na outra perna.
Estique bem as duas pontas do elástico, dê dois nós firmes e corte os excessos. Isso deve ser feito em cada lado. A tensão do elástico puxará os nós para dentro.
O elástico deve ser amarrado no pino central do torso.
O próximo passo é a montagem dos braços. Esta é a forma simples. Se quiser aprender a forma avançada de montagem dos braços, clique aqui.
O próximo passo é a montagem dos braços. Esta é a forma simples. Se quiser aprender a forma avançada de montagem dos braços, clique aqui.
A tensão do elástico é essencial para manter uma boa poseabilidade dos braços. O ideal é não ficar nem muito apertado, nem muito frouxo. Amarre e, se você quiser economizar um passo, deixe as sobras do elástico para fixar o pescoço. Mas, cuidado! Ao prender o pescoço, não estique demais os elásticos, para não ocorrer interação entre a cabeça e os braços. No entanto, se quiser garantir que não haverá interação, fixe o pescoço isoladamente, como será visto nos passos seguintes.
A poseabilidade dos braços depende da tensão aplicada no elástico. O ideal é não ficar nem muito apertado, nem muito frouxo. O mesmo vale para todas as outras partes do corpo.
Se quiser garantir que não haverá interação entre os braços e a cabeça, fixe o pescoço isoladamente.
O nó deve ficar dentro do cone. O excesso pode impedir o encaixe da cabeça, principalmente a olhos de águia.
O uso de secador é essencial para não agredir a cabeça, tanto no momento de colocá-la, quanto no de retirá-la. Observação: Cuidado ao utilizar secador na cabeça olhos de águia, pois o calor pode descolar a emenda que fica na nuca, logo abaixo do pino de movimento dos olhos.
Nesta foto o boneco está em pé, firme, sem o auxílio de suportes.
Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.
Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.
Para quem não entendeu a parte da coxa, o processo é exatamente este, porém, feito sem desmontá-la.
Importante: este método preserva a originalidade do seu boneco Falcon, pois nenhuma peça será danificada no processo. Se não conseguir montar, ou se não tiver tempo ou habilidade para isso, ofereço o serviço de restauração a preços razoáveis, além das despesas de frete, que correm por conta do cliente.
Eu segui exatamente este método desenvolvido pelo amigo Will e posso AFIRMAR que é a melhor maneira de restaurar o seu boneco. Agradeço imensamente pela ajuda prestada e lhe parabenizo pelo belo trabalho!!! Gde. abraço Marcelo (Soldado Cobra)
ResponderExcluirObrigado pelo depoimento, Marcelo, e parabéns por persistir no método! Os resultados são compensadores!
ExcluirPERFEITO AMIGÃO!
ResponderExcluirGostaria de saber o valor para recuperar 02 bonecos Falcon e como proceder para te encaminhar??/ Se faltarem peças vc consegue repor???
ResponderExcluirOlá Hélio! O valor depende do estado de conservação. Por favor, envie fotos dos bonecos para o email williamsdouglas2011@hotmail.com para eu fazer um orçamento. Algumas peças eu tenho, outras são mais dificeis de conseguir. O envio dos bonecos pode ser feito pelos Correios. Grande abraço!
ExcluirOi Will, tenho um Action man Loiro que tá sem o bigode, como faço pra restaurar ele?
ResponderExcluirOlá Henrique! Desculpe a demora! Nesse caso, é necessário reflocar a cabeça. Envie-me um email para conversarmos a respeito. Abraços!
ResponderExcluirMuito bom, gosto muito do seu trabalho, parabéns!!! Abs
ResponderExcluirObrigado, Amaury!
ExcluirO elástico vc compra aonde???? Qual o tipo dele????
ResponderExcluirOlá Capilé! O elástico é o de 2.8mm ou 3mm, e você encontra em armarinhos, ou mesmo no Mercado Livre. Abraços!
ExcluirComo é bom poder contar com a generosidade de pessoas como você Will, que compartilham coisas como estas. Obrigado.
ResponderExcluirValeu demais pelas dicas, Will. Estou com um Falcon que rompeu a borracha de fixação das pernas no quadril. Usarei suas orientações para consertá-lo. Já cheguei a fazer um reparo de fixação de pescoço e cabeça utilizando uma borracha o-ring preta de uso industrial. É muito mais resistente do que as borrachas originais. Dependendo da junção a reparar, dá para usar essa última opção. Fica aí a sugestão. Grato e um abraço!
ResponderExcluirOlá Ifcor! Obrigado! Quanto aos o-rings industriais eu não gosto de utilizá-los, pois eles se rompem em poucos anos. Já remontei vários Falcons que haviam sido montados com esse material em menos de 2 anos. Os elásticos, por outro lado, não se rompem facilmente, em razão do revestimento de tecido. Tenho Falcons montados com elásticos há mais de dez anos que continuam firmes. O máximo que pode acontecer é o elástico perder a tensão, mas isso se resolve remontando. Ah.. e com elásticos não é necessário abrir qualquer peça do boneco (tórax, coxas e bíceps), o que é a essência dessa técnica, já que abrir sempre deixa marcas externas e/ou quebra os pinos internos, por mais cuidado que se tenha. Abraços!
ExcluirMuito obrigado por toda a informação da Bolívia, olho muito e não consegui nada até encontrar a sua postagem. Você deu minha nova vida Falcon!!!
ResponderExcluirOlá Willians. Vc possui telefone para contato? Tenho alguns Falcons para montar e gostaria de saber algumas informações de seus seriviços.
ResponderExcluirObrigado
Terminei agora a pouco de restaurar meu falcon, e para primeira vez, até que ficou bom. As penas é que ficaram um pouco frouxas, mas o importante é que fica em pé.
ResponderExcluirObrigado Wiilians pela dica.
Abraços
O segredo é a tensão dos elásticos. O aperto tem que ser bem firme. Puxe até o ponto em que o elástico parar de esticar, mas não force muito além disso.
ExcluirMeu amigo!
ResponderExcluirPor esse método consegui recupera meus antigos falcons.
Obrigado.