Neste tutorial, ensinarei a montar os braços do boneco Falcon de uma forma que seja possível manter todos os movimentos originais, com o uso de elásticos, sem abrir qualquer peça do boneco. O problema do método simples é que, na maioria das vezes, a tensão do elástico puxa os braços para junto do corpo, limitando os movimentos. Esse problema, no entanto, foi definitivamente solucionado com a técnica que passo a ensinar agora. Para saber como montar a parte inferior do boneco (pernas e cintura), clique aqui.
O primeiro passo é prender o antebraço ao braço, comumente chamado de bíceps.
Observe que na parte interna do braço há um pino central, que deverá ser contornado pelo elástico.
O pino está representado na foto abaixo pelo círculo amarelo, o elástico pela linha vermelha e as setas indicam a direção em que o elástico deve ser passado.
É importante iniciar a passagem do elástico pela parte frontal do braço (bíceps) e retornar pela parte posterior (tríceps), pois o pino não está exatamente centralizado, sendo mais fácil passar o elástico dessa forma.
Dobre a ponta do elástico para facilitar a passagem.
Introduza o elástico pela cavidade inferior do braço, na direção indicada anteriormente.
Com o auxílio de um arame com a ponta dobrada na forma de gancho, pesque o elástico e puxe-o até que saia pela fenda do ombro.
Introduza o elástico de volta pela fenda do ombro, empurre-o e depois puxe-o pelo outro lado com o arame. O retorno é mais fácil, pois é como se o elástico encontrasse o caminho de volta pela parte posterior do braço (tríceps) sozinho.
Estique o elástico e deixe as duas pontas do mesmo tamanho.
Separe as duas pontas do elástico, parte frontal (bíceps) e parte posterior (tríceps).
A ponta do elástico que passou pela parte posterior do braço (tríceps) deve agora passar pelo cotovelo.
Dê um primeiro nó simples, estique bem as duas pontas do elástico e depois dê mais dois nós cegos e corte as pontas.
Afaste as duas peças e, com o auxílio de uma ferramenta, que pode ser uma chave de fenda pequena ou algo semelhante, empurre o nó para dentro do braço (bíceps). Eu utilizo uma agulha para reflexo, que funciona muito bem para essa finalidade, como também para pescar o elástico em algumas situações e até remover resíduos de articulações antigas.
Agulha para reflexo |
Agora cuidaremos da articulação do ombro. Precisaremos de rebites de repuxo, alicate e fio dental. Utilizaremos somente o mandril do rebite que, normalmente, tem tratamento contra corrosão. Eu comprei rebites na medida 3,2 x 10, mas outras medidas podem servir, pois o que importa não é o rebite em si, mas o mandril apenas. Os rebites podem ser encontrados em lojas de ferragens ou de materiais para construção.
Com o alicate, corte um pedaço do mandril do rebite no tamanho de 18 mm.
Em seguida, amarre o fio dental ao pedaço de metal, de forma centralizada.
Junte as duas pontas do fio dental desta forma:
Introduza a haste de metal dentro do ombro, com cuidado para o fio dental não escapar.
Se a abertura do ombro estiver muito estreita e não permitir a passagem da haste de metal com o fio dental, alargue-a, com muito cuidado, utilizando um estilete.
Deixe o metal descer até o fundo e depois puxe-o de volta suavemente para que ele se encaixe no lugar onde originalmente fica a articulação do ombro. Se for necessário, utilize um arame, agulha ou qualquer outra peça para posicionar a haste de metal em seu devido lugar.
Estique o fio dental e enrole-o no cotovelo, para evitar que a haste saia do lugar. Mantenha-o assim até que o braço esteja devidamente preso ao tórax.
Passe o elástico pela haste de metal.
Em seguida, passe a ponta de baixo do elástico pela cavidade do ombro no tórax do boneco e puxe-a, com o auxílio do arame em formato de gancho, pela cavidade do pescoço, pelo lado oposto do pino onde normalmente é fixado o conector de cabeça.
Depois, passe a ponta de cima do elástico pela cavidade do ombro e puxe-a pela cavidade do pescoço, só que dessa vez pelo outro lado do pino.
Dê um nó simples, estique bem e dê mais dois nós cegos.
Esse braço já está devidamente fixado. Remova o fio dental puxando-o por uma de suas pontas.
Repita todo o processo com o outro braço.
Note que sobraram quatro pontas de elásticos.
Você pode cortar duas pontas e utilizar as outras duas para fixar o conector de cabeça. No entanto, utilize sempre uma ponta do elástico proveniente do braço esquerdo e a outra ponta do elástico do braço direito, para que o conector de cabeça não fique desequilibrado, pendendo para um dos lados.
Corte um pedaço de mandril de rebite no tamanho de 9 mm e encaixe-o dentro do conector de cabeça, com o auxílio de um alicate de bico, da seguinte forma:
Passe as duas pontas do elástico pelo conector de cabeça.
Dê um nó simples, estique suavemente as pontas do elástico e dê mais dois nós cegos.
Corte os excessos e esconda as pontas dentro do conector. O nó não deve ultrapassar a parede do conector para não atrapalhar o encaixe da cabeça.
Pronto! Agora é só encaixar a cabeça e se divertir com o seu Falcon, deixando-o na posição que quiser!
Gostou desse tutorial? Deixe o seu comentário, dicas, sugestões... até à próxima!
Excelente Will!
ResponderExcluirExcelente tutorial, obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirSensacional, obrigado por compartilhar...
ResponderExcluirNovamente, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos na restauração do Falcon. Um grande abraço.
ResponderExcluirAmigo obrigado seguir passo a passo o seu tutorial e recuperei o meu falcon!!!!
ResponderExcluirsegui passo a passo e restaurei o meu falcon obrigadão!!!
ResponderExcluirGÊNIO! GÊNIO! Parabéns! Muitíssimo obrigado por sua boa vontade de compartilhar conosco seus conhecimentos! Eu não fazia ideia que dava pra fazer isso!!!
ResponderExcluir