Pular para o conteúdo principal

Conserto do mecanismo da cabeça olhos de águia


É relativamente comum encontrar cabeças olhos de águia com a alavanca que movimenta os olhos quebrada. Neste tutorial ensinarei a consertar o mecanismo, desde que a cabeça esteja desmontada. 

Mecanismo danificado.

Mecanismo danificado à esquerda e mecanismo intacto à direita.

Corte pedaços de plástico e lixe para ficar no formato da alavanca.
A peça deve medir 1 cm de comprimento por 3 mm de largura.

Remova o que sobrou da alavanca com uma mini retífica, ou com outra ferramenta que você tiver disponível.


Detalhe da remoção do que sobrou da alavanca original.


O segredo está no uso do Veda-Choque, um adesivo reparador de para-choques automotivos, adequado para emenda de plásticos ABS, Poliuretano e Polipropileno (conforme orientação escrita na embalagem). Cola epóxi (Araldite) ou colas instantâneas (Super Bonder) não aderem ao plástico do mecanismo com eficácia. A alternativa seria usar massa epóxi (Durepóxi). No entanto, o Veda-Choque possui maior aderência.

É extremamente importante usar equipamento de proteção individual (máscara com filtro para vapores orgânicos, luvas adequadas e óculos de proteção), conforme indicado na embalagem.


Aplique o Veda-Choque na peça e fixe a alavanca.

É importante aplicar o produto com um pouco de excesso a fim de garantir maior resistência, mas não de forma a obstruir o movimento da peça. Deixe secar por 48 horas.

A alavanca deve ficar levemente inclinada para cima.

Pronto! O mecanismo está recuperado e funcional!

Se você lixar e moldar a alavanca no formato parecido com o original, o reparo ficará quase imperceptível!

Espero que tenham gostado de mais um tutorial! 
Até a próxima!

P.S.: agradeço as dicas dos amigos Felípe Mônaco (Louco por Bonecos) e Giovanni Raimondo.

Comentários

  1. Muito obrigado pelas dicas Will. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal vc compartilhar seus conhecimentos e dicas! Parabéns pelo excelente trabalho.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de catálogo e propagandas do Falcon!

Fotos de catálogo e de propagandas do maior herói de todos os tempos!  

Como consertar o seu boneco Falcon sem abrir qualquer peça

Material básico: arame maleável, elástico roliço de 2.8 mm ou 3 mm, tesoura, alicate de bico e... não sei que peça é esta. É alguma ferramenta para manicure. O alicate de bico só serve para fazer o "anzol" do arame. A ferramenta de manicure pode ser substituída por qualquer outra coisa. Como não encontrei nada mais útil, "roubei" essa da minha esposa. Essa ferramenta só serve basicamente para posicionar a semi-esfera da coxa, mas você pode usar qualquer outra coisa para isso (use a sua criatividade). Importante! Antes de começar, retire todo o resíduo das ligas internas antigas, com o auxílio de uma chave de fenda de precisão, estilete, arame, ou o que a criatividade permitir. Se necessário, lave o corpo para retirar o restante dos resíduos.   Passe um elástico duplo para as pernas ficarem bem firmes! Dê um nó firme, corte os excessos de elástico, e esconda o nó dentro da canela. A ferramenta de manicure é útil para empurrar o nó para dent...

Técnica avançada de montagem (conserto) dos braços do boneco Falcon

Neste tutorial, ensinarei a montar os braços do boneco Falcon de uma forma que seja possível manter todos os movimentos originais, com o uso de elásticos, sem abrir qualquer peça do boneco. O problema do método simples é que, na maioria das vezes, a tensão do elástico puxa os braços para junto do corpo, limitando os movimentos. Esse problema, no entanto, foi definitivamente solucionado com a técnica que passo a ensinar agora.  Para saber como montar a parte inferior do boneco (pernas e cintura), clique aqui .   O primeiro passo é prender o antebraço ao braço , comumente chamado de bíceps. Observe que na parte interna do braço há um pino central, que deverá ser contornado pelo elástico. O pino está representado na foto abaixo pelo círculo amarelo, o elástico pela linha vermelha e as setas indicam a direção em que o elástico deve ser passado. É importante iniciar a passagem do elástico pela parte frontal do braço (bíceps) e retornar pela parte post...