Torak 2018 (esquerda) x Torak 1981 (direita).
Principais diferenças:
1. Tonalidade e acabamento das peças douradas: Além dos tons diferentes de dourado, a sunga e a caixa da pilha do Torak 2018 são foscas.
2. Gola: A gola da capa do Torak 2018 é de tecido camurçado, enquanto a gola da capa do Torak 1981 é de plástico.
3. Ausência da corrente: O Torak 2018 não possui mais a corrente da capa, pois não houve autorização do INMETRO para que esse item integrasse o produto. Não custa lembrar que as normas técnicas para brinquedos mudaram desde 1981.
4. Caixa de pilha: A diferença mais significativa que eu notei são as inscrições em alto relevo na parte externa da caixa de pilha do Torak 2018, que não existiam no Torak 1981.
Desconsiderando essas sutis diferenças, o Torak 2018 é uma reprodução perfeita do Torak 1981, inclusive com a mesma lâmpada do colete.
Essa versão já possui as canelas reforçadas, ou seja, não há mais rebarbas (defeito apresentado no Explorador, Turbocóptero e Salto Fantástico).
Em 1994 e em 2000 tivemos versões alternativas do Torak que não agradaram os colecionadores, por preservarem apenas a cabeça do antigo no caso da versão Clássicos Falcon e somente o molde da cabeça, sem cromagem e na cor verde, na versão Força de Ataque que, como se sabe, nem sequer ostentava o nome Torak.
Torak 1994 |
A caixa é um show à parte, obra do colecionador e artista Marcelo Peron. A embalagem é uma versão atualizada da lendária caverna de 1981.
A Estrela reproduziu todos os detalhes que fazem dessa uma figura icônica em todo o mundo!
Todavia, temos a notícia de que as vendas do Torak, apesar de ter sido o item mais pedido de 2017, superando, até mesmo, os olhos de águia, ficaram aquém do esperado, o que impacta negativamente um eventual relançamento do Condor, que possui ainda a circunstância agravante de estarem inaproveitáveis os moldes industriais dos pés, canelas e antebraços, demandando investimentos altíssimos adicionais.
A única possibilidade de relançamento do Condor, a meu ver, seria um incremento exponencial das vendas do Torak, pois mostraria à empresa que o Condor é viável, mesmo assim é só um achismo da minha parte, pois não sei quantas unidades deveriam ser vendidas para cobrir o investimento em novos moldes para o Condor e ainda gerar lucros.
Um Condor alternativo, por outro lado, está fora de cogitação. Basta relembrar o que ocorreu com os Toraks de 94 e 2000, o que mencionei acima.
Enquanto isso, vamos curtir o Torak, que foi feito na exata medida dos pedidos dos colecionadores!
Como é de conhecimento da maioria, o Torak custa 199,99 reais no site oficial da Estrela e chegou a ser vendido na Black Friday de 2018 com 50% de desconto.
Aproveitem, curtam essa figura magnífica que antes do relançamento não era vendida no mercado de usados por menos de 1500 reais! 😲😟
Comentários
Postar um comentário