Pular para o conteúdo principal

Torak 2018 vs Torak 1981

Torak 2018 (esquerda) x Torak 1981 (direita).






Principais diferenças:


1. Tonalidade e acabamento das peças douradas: Além dos tons diferentes de dourado, a sunga e a caixa da pilha do Torak 2018 são foscas.
2. Gola: A gola da capa do Torak 2018 é de tecido camurçado, enquanto a gola da capa do Torak 1981 é de plástico.
3. Ausência da corrente: O Torak 2018 não possui mais a corrente da capa, pois não houve autorização do INMETRO para que esse item integrasse o produto. Não custa lembrar que as normas técnicas para brinquedos mudaram desde 1981.
4. Caixa de pilha: A diferença mais significativa que eu notei são as inscrições em alto relevo na parte externa da caixa de pilha do Torak 2018, que não existiam no Torak 1981.


Desconsiderando essas sutis diferenças, o Torak 2018 é uma reprodução perfeita do Torak 1981, inclusive com a mesma lâmpada do colete.
Essa versão já possui as canelas reforçadas, ou seja, não há mais rebarbas (defeito apresentado no Explorador, Turbocóptero e Salto Fantástico).
Em 1994 e em 2000 tivemos versões alternativas do Torak que não agradaram os colecionadores, por preservarem apenas a cabeça do antigo no caso da versão Clássicos Falcon e somente o molde da cabeça, sem cromagem e na cor verde, na versão Força de Ataque que, como se sabe, nem sequer ostentava o nome Torak.
Torak 1994


A caixa é um show à parte, obra do colecionador e artista Marcelo Peron. A embalagem é uma versão atualizada da lendária caverna de 1981.








A Estrela reproduziu todos os detalhes que fazem dessa uma figura icônica em todo o mundo!
Todavia, temos a notícia de que as vendas do Torak, apesar de ter sido o item mais pedido de 2017, superando, até mesmo, os olhos de águia, ficaram aquém do esperado, o que impacta negativamente um eventual relançamento do Condor, que possui ainda a circunstância agravante de estarem inaproveitáveis os moldes industriais dos pés, canelas e antebraços, demandando investimentos altíssimos adicionais.
A única possibilidade de relançamento do Condor, a meu ver, seria um incremento exponencial das vendas do Torak, pois mostraria à empresa que o Condor é viável, mesmo assim é só um achismo da minha parte, pois não sei quantas unidades deveriam ser vendidas para cobrir o investimento em novos moldes para o Condor e ainda gerar lucros.
Um Condor alternativo, por outro lado, está fora de cogitação. Basta relembrar o que ocorreu com os Toraks de 94 e 2000, o que mencionei acima.
Enquanto isso, vamos curtir o Torak, que foi feito na exata medida dos pedidos dos colecionadores!
Como é de conhecimento da maioria, o Torak custa 199,99 reais no site oficial da Estrela e chegou a ser vendido na Black Friday de 2018 com 50% de desconto.
Aproveitem, curtam essa figura magnífica que antes do relançamento não era vendida no mercado de usados por menos de 1500 reais! 😲😟

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de catálogo e propagandas do Falcon!

Fotos de catálogo e de propagandas do maior herói de todos os tempos!  

Como consertar o seu boneco Falcon sem abrir qualquer peça

Material básico: arame maleável, elástico roliço de 2.8 mm ou 3 mm, tesoura, alicate de bico e... não sei que peça é esta. É alguma ferramenta para manicure. O alicate de bico só serve para fazer o "anzol" do arame. A ferramenta de manicure pode ser substituída por qualquer outra coisa. Como não encontrei nada mais útil, "roubei" essa da minha esposa. Essa ferramenta só serve basicamente para posicionar a semi-esfera da coxa, mas você pode usar qualquer outra coisa para isso (use a sua criatividade). Importante! Antes de começar, retire todo o resíduo das ligas internas antigas, com o auxílio de uma chave de fenda de precisão, estilete, arame, ou o que a criatividade permitir. Se necessário, lave o corpo para retirar o restante dos resíduos.   Passe um elástico duplo para as pernas ficarem bem firmes! Dê um nó firme, corte os excessos de elástico, e esconda o nó dentro da canela. A ferramenta de manicure é útil para empurrar o nó para dent

Análise do corpo e da cabeça do novo Falcon

Quem comprou o novo Falcon na pré-venda da Estrela a essa altura já recebeu o pedido. Quem está aguardando para comprar em loja física talvez tenha que aguardar mais um pouco, pois o Falcon ainda não foi entregue para todos os lojistas. O corpo do Falcon 2017 é uma reprodução fiel do modelo disponibilizado nos anos 80, com o logotipo da Estrela na cintura e nas costas, sem a inscrição do nome Falcon em alto relevo. A coloração do corpo está muito próxima daqueles produzidos nos anos 70/80, diferentemente dos que foram produzidos nos anos 2000, que eram rosados. Houve uma preocupação em combinar as cores das mãos, do corpo e da cabeça. Apenas os rebites dos cotovelos e tornozelos são de alumínio, diferentemente dos modelos vintage, que eram feitos de cobre. As articulações internas e as mãos aparentam ser as mesmas de sempre, apesar de existirem rumores de que a composição dos materiais foi modificada. Se o novo Falcon se desmontará ou não, só o tempo confirmará. Confiram